O estilo masculino da série Au Service de la France / A Very Secret Service

Obras de arte podem nos auxiliar a solucionar questões factuais em nossas vidas como é o caso do vestir para trabalhar.

Se você trabalha em um local ou ramo de atuação com um código fechado/restrito de vestimenta, mas gostaria de se destacar sem ousar demais tem uma forma de ver isso aplicado na prática. Os figurinos de filmes e séries são uma forma exemplar na busca de inspiração para dar aquela elevada na hora de combinar a velha combinação calça / camisa / paletó / gravata.

A minha indicação vai para série francesa Au Service de la France / A Very Secret Service que está disponível no Netflix. A série trata com muito humor e ironia sobre o serviço secreto francês durante o ápice da Guerra Fria nos anos 60. E no formado de sitcom de 20 minutos por capítulo somos levados às aventuras de André Merlaux que acaba de entra para o serviço secreto e quer se provar digno de defender a França e o capitalismo.

Numa mistura entre The Office, Mad Men, filmes do James Bond na fase Connery e os filmes de espionagem do Alain Delon temos essa série que nos faz rir e pensar nos absurdos do colonialismo, do machismo e da burocracia burra. Tudo isso regado a uma trama interessante que leva alguns capítulo para engrenar mas que desperta a curiosidade. Minha crítica é que menos capítulos dariam mais agilidade.

E no quesito figurino ai está a nossa fonte de inspiração – nosso protagonista tem como interesse amoroso uma linda garota parisiense que costura seus costumes de trabalho. Como a série deixa claro de começo mesmo espiões tem por maior parte do tempo que se preocupar com trabalho enfadonho de escritório e passam a maior parte do seus dias em suas mesas. Assim suas roupas cumprem o papel de uniformização, mas cada personagem carrega suas características próprias. E de tudo a grande lição é o caimento, mesmo os personagens mais gordinhos ou mais magrinhos usam costumes de caimento perfeito para seus biotipos, nada falta e nada sobra.

Vemos na série a apresentação de combinações inspiradas:

  • como usar polo ou suéter com paletó;
  • como usar calça de uma cor e blazer de outra e ainda encontrar harmonia (a forma proposta é usando calça escura com a parte de cima cinza clara para dar um contraste marcante );
  • vemos os personagens usarem costumes claros e de linho no calor;
  • usarem várias cores de costumes dos clássicos cinza e azul marinho até os verde e azuis mais claro (uma forma de você usar cor sem querer chamar atenção é só optar por tons foscos, fuga dos acetinados e isso vale pras gravatas também);
  • se um, dois, três ou quatro botões o correto é o blazer ter um bom caimento no seu corpo, adicionar onde falta e tirar o que sobra, o balanceamento faz acontecer o milagre da elegância;
  • os acessório podem fazer toda a diferença num mundo de engravatados sem graça (lenços, anéis, gravatas com geometrias bonitas qualquer elemento que aumente o fator de interesse de sua veste pode elevar o status e acrescentar a sua personalidade.

A lição que fica é: que seja trabalhar arduamente na burocracia ou impedindo uma nova guerra mundial, se for possível fazê-lo na sua versão mais elegante, faça.

Publicado por Tiago Navarro

Meu nome é Tiago Navarro. Trabalho com vestuário masculino há quatro anos fazendo roupas sob medidas para profissionais, noivos e projetos especiais sempre buscando dar forma as ideias dos meus clientes. Comecei a desenvolver meu trabalho como consultor após perceber a demanda dos meus clientes homens que se sentiam desorientados na hora de combinar suas roupas para determinadas ocasiões. Alio meu trabalho de consultor com minhas outras formações: olho a moda com olhar de historiador, busco as origens e as funções que o vestir adquiriu com o tempo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: