O Relato de minha primeira experiência como consultor de estilo masculino

Acho que eu não teria como ser mais sortudo por ter uma primeira experiência de consultor de estilo masculino tão rica e cheia de simpatia. Meu primeiro cliente foi o Eduardo Mendes, apelidado Duds. Um profissional em ascensão que buscou a consultoria com o objetivo de formar com mais concretude seu estilo pessoal, buscando incorporar as influencias de sua ancestralidade africana, refletindo a alegria e o colorido de sua personalidade.

Já na primeira fase da consultoria – a investigação – pude tomar conhecimento da preferências estéticas do Duds, as buscas pessoais e profissionais e fiquei a par até de sua rotina e como as roupas que ele vestia influenciavam no seu comportamento. Outro fator muito importante que levou o Duds a buscar o serviço foi a intenção de racionalizar as suas compras: aumentar o numero de composições e como coordenar as pecas que ele já tinha para gastar menos e melhor. Uma das ações que tomamos foi separar para doação várias camisetas com estampas muito infantis que limitavam as combinações. O Duds começou a fazer apresentações no trabalho e, por mais legal que seja uma camiseta com estampa do Pantera Negra, por exemplo, acaba por tirar a atenção de quem está assistindo a apresentação da atração principal, o Duds. Assim, com peças mais neutras conseguimos combinar mais peças.

Após isso me debrucei sobre a fase que mais me instiga no processo da consultoria: a proposta de estilo. De posse das informações obtidas na fase de investigação me concentro na análise de rosto, corpo e personalidade do cliente e proponho uma cartela de cores, um quadro de inspirações que justifique a nova orientação estética que iremos perseguir e uma lista de compras que complementem o seu acervo de roupas. Esse é um momento em que o profissional de estilo fica um tanto tenso, queremos traduzir em um documento nossa proposta de imagem para esse cliente, pensamos com carinho em como essas roupas e combinações poderão impactar seu dia a dia e como poderemos exercer uma influência efetiva em sua vida.

Tive sinal verde do Duds, sucesso! Agora é a hora das compras. Faco uma lista, pesquiso nas lojas físicas e online e marco a data com o Duds para fazermos a peregrinação pelas lojas, momento em que poderei mostrar na prática as técnicas de combinação, mostrar as melhores opções de caimento, mostrar as texturas e cores. Esse contato direto e um exercício riquíssimo, o cliente vê efetivamente todas opções que foram colocadas na propostas e também se coloca de forma ativa no processo.

Por ultimo tivemos o momento de montagem de visuais. Na casa do Duds fizemos muitas combinações e registramos esses visuais para que sejam um guia futuro que oriente o Duds em suas decisões de estilo.

Em toda essa atuação fui muito afortunado de ter o Duds como cliente, um homem de coragem, aberto ao diálogo e de personalidade marcante. O consultor de estilo acaba entrando no armário e provoca reflexões e promove a autoestima do cliente e quando esse abraça o processo de forma tao entusiasmada nosso trabalho é muito gratificante.

Talvez, a palavra que melhor oriente a atuação de um consultor seja compreensão que nasce do diálogo constante e aberto entre as partes envolvidas na consultoria. Entender verdadeiramente as demandas de seu cliente e buscar as opções mais adequadas disponíveis no mercado tendo como norte a solução real dos problemas apresentados pelo seu consultado.

Publicado por Tiago Navarro

Meu nome é Tiago Navarro. Trabalho com vestuário masculino há quatro anos fazendo roupas sob medidas para profissionais, noivos e projetos especiais sempre buscando dar forma as ideias dos meus clientes. Comecei a desenvolver meu trabalho como consultor após perceber a demanda dos meus clientes homens que se sentiam desorientados na hora de combinar suas roupas para determinadas ocasiões. Alio meu trabalho de consultor com minhas outras formações: olho a moda com olhar de historiador, busco as origens e as funções que o vestir adquiriu com o tempo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: