Cab Calloway: trazendo o estilo das ruas para os palcos


Figurino de Cab no filme: Stormy Weather de1943

A música negra sempre se fez representante das ruas, na forma e na mensagem. Isso se aplica a maneira como os artistas se vestem/vestiam. As roupas carregam os códigos das comunidades desses artistas, são também uma ferramenta de divulgação de suas origem e símbolo de orgulho. Nesse contexto a figura de Cab Calloway é uma das grandes e primeiras influências de todo esse movimento: artistas com James Brown e Michael Jackson, além de vários cantores de soul e rap surgiram nas trilhas abertas por esse artista único.

O homem em ação

Não somente, foi um percursor do artista que domina o palco com a voz, os movimentos e domina a interação com a plateia, isso virou influência até para heróis da música como Fredy Mercury.

Cab nasceu Cabell Calloway III em 1907 em Nova York. Seus pais queriam que ele fosse advogado, mas para o desgosto deles seguiu com sua irmã pelo caminho dos shows das big bands de jazz.
Uma influência enorme na sua forma de se apresentar como showman veio de sua irmã mais velha que já se apresentava pelos palcos de jazz.

 
Dominou as paradas de sucesso no anos 30 e 40, foi o primeiro artista negro a vender mais de um milhão de cópias de um único single, teve programa de rádio em rede nacional e estrelou vários filmes. Como os artistas da música negra atual que se envolvem em várias plataformas, Cab fez o mesmo muito antes. Virou até desenho animado de forma revolucionária.

Acabou “sumindo” das paradas nos anos 50, mas nos anos 80 foi homenageado pela dupla Dan Arkoyd e John Belushi no filme Blues Brothers.

Calloway foi influência direta para os artistas negros norte-americanos que assumiram as vozes e as roupas das ruas trazendo entretenimento e excitação para o grande público como fez Cab.


O que ele veste

De maneira geral, temos duas linhas em suas vestes: o fraque de maestro, e o zoot suit. O zoot suit já foi vestimenta das ruas dos Estados Unidos.

Callaway usou as veste de uma tribo urbana conhecida como os Zoots. Os Zoots afrontavam a sociedade americana dos anos 40 por serem em sua grande maioria formados por rapazes negros e latinos e por usarem abundância de panos numa época em que o comedimento era a regra dado que o país se mobilizava nos esforços de guerra. Esses grupos étnicos sempre marginalizados e perseguidos se afirmavam através das vestes. E os artistas não ficavam indiferentes. 

Caracteristicas de afronta e exageros das roupas dos rappers já são vistas desde a época de Calloway. Já vemos calças largonas, a enorme corrente de carteira que foi relida a partir dos anos 80 com as enormes correntes bling por artistas como Run-DMC e Flavor Flav.

Tudo tem origem, no geral mais antiga que conseguimos avistar. Da próxima vez que você quiser se inspirar nos rappers saiba que, mesmo que eles mesmo não saibam, eles carregam o legado do grande e sorridente Cab Calloway.

Publicado por Tiago Navarro

Meu nome é Tiago Navarro. Trabalho com vestuário masculino há quatro anos fazendo roupas sob medidas para profissionais, noivos e projetos especiais sempre buscando dar forma as ideias dos meus clientes. Comecei a desenvolver meu trabalho como consultor após perceber a demanda dos meus clientes homens que se sentiam desorientados na hora de combinar suas roupas para determinadas ocasiões. Alio meu trabalho de consultor com minhas outras formações: olho a moda com olhar de historiador, busco as origens e as funções que o vestir adquiriu com o tempo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: