Miles Davis: mestre do jazz e do estilo


Terno e fechamento duplo, sem exagero, bolsos arredondados dão mais leveza a peça.
Vai curtindo esse som junto com a leitura.

Jornada: a precisão de quem improvisalição para quem quer se vestir bem sem esforço

No ano do Nosso Senhor de 1926, nasceu em Alton Illinois Miles Dewey Davis III. De família próspera que logo investiu na educação do pequeno: o trompete, instrumento de escolha, foi lapidado na prática com muitas palmadas pelo trompetista Elwood Buchanan que iria determinar a atitude de Miles Davis tanto em seu estilo musical quanto na sua apropriação de sua própria vida.

Fazendo musica celestial com uma malha clássica de gola rolê, calça social e um tradicional mocassim

Foi para Nova York e desistiu da prestigiosa Escola Julliard para se enfiar nos palcos da noite e aprender jazz no núcleo do bbop entrando na banda de Charlie Parker. Formou sua trupe; faz suas próprias gravações; vira o pai do cool jazz; fez trilha sonora de filme francês e grava o disco de jazz mais bem sucedido da História. Tem muito mais coisas, mas fica para uma próxima.

Um dos maiores artistas do século XX, ponto. A figura de Miles Davis me afeta particularmente, vejo Miles como a representação mais interessante do Jazz. Um figura estoica e completamente consciente do que fazia, sem abrir mão do que acreditava e capaz de compor música tecnicamente simples — comparadas a outros luminares do jazz — mas com afetando seu ouvinte da maneira mais complexa possível. Seu vestir, em todas suas “fases”, refletia todas essas características.

Relaxadão, camisa de malha sem gola com caimento ótimo para seu corpo.

O que ele veste

Para ele, tanto sua música quanto a a forma que levava a vida, era tudo questão de estilo.

É tanta precisão nessa roupa que só pode ser superada pela música do cara: colarinho arredondado, paletó xadrez pied-de-poule com lapelas estreitas, gravata mais fininha e acessório na medida.

O estilo de vestir de Miles tem várias fases, assim como sua música, desse modo vamos olhar para as vestes que ele usou dos anos 40 até o fim dos anos 60. O armário de Miles do período desse período é eminentemente urbano, está refletido em sua roupa a vida noturna, a cena musical das grandes metrópoles.

Seu estilo nessa fase era inegavelmente clássico, mas com momentos de ousadia que combinavam em tudo com sua atitude. Davis era um homem de palavras raras e quando se posicionava era assertivo, podemos dizer o mesmo de seu armário: uma base sólida de peças clássicas (peças de alfaiataria) coroados com detalhes afiados, acessórios pontuais distinguindo-o completamente de quem estava a seu redor.


Inspiração: precisão das notas e dos caimento

Miles Davis nos encoraja a assumir a concretude da alfaiataria clássica de camisas bem cortadas, ternos sob medida, malhas, calças caqui elegantes. Tudo isso emoldurando acessórios simples, mas marcantes: um belo lenço no bolso, um relógio de pulseira fina. Vale a pena investir em cores que lembrem essa concretude, a metrópole, a noite, cinzas em vários tons e marrons mais escuros.

Dá para usar acessório na boa, se você nunca tentou um lenço no pescoço fica bem legal.

O estilo de Miles sofreu várias transformações, assumiu várias influências e ousou cada vez mais. Em outras oportunidades vamos olhar para esses momentos, mas no momento ficamos com o olhar nesse momento de sua carreira que o catapultou ao mundo.


Para ouvir

O disco Kind of Blue é para ouvir completo a cada bimestre, pelo menos.

Publicado por Tiago Navarro

Meu nome é Tiago Navarro. Trabalho com vestuário masculino há quatro anos fazendo roupas sob medidas para profissionais, noivos e projetos especiais sempre buscando dar forma as ideias dos meus clientes. Comecei a desenvolver meu trabalho como consultor após perceber a demanda dos meus clientes homens que se sentiam desorientados na hora de combinar suas roupas para determinadas ocasiões. Alio meu trabalho de consultor com minhas outras formações: olho a moda com olhar de historiador, busco as origens e as funções que o vestir adquiriu com o tempo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: