Paul Newman: o estilo clássico dos Estados Unidos


Além de tudo prendado
Não dá para ficar indiferente a essa trilha sonora e ao olhar acinzentado de Paul Newman

Jornada: a realeza do estilo working class

Uma camisa branca oxford clássica com colarinho americano (com botões que prendem as pontas da gola na própria camisa).

De origem judaica com pais emigrados da Hungria e Polônia, Paul Leonard Newman sacramentou-se como uma das figuras mais icônicas do cinema estadunidense e um dos atores mais reconhecidos da sua geração. Envolvido com artes cênicas desde a juventude, chegou a servir a marinha durante a II Guerra Mundial, mas acabou dispensado devido ao daltonismo. Da batalha para a Broadway e finalmente em pequenas pontas em seriados scifi na televisão. O começo de sua trajetória muito consistente em Hollywood não se deu de maneira meteórica, disputava papéis com James Dean e seus primeiros filmes não foram sucessos até dividir a cena com Elizabeth Taylor no clássico Gata em Teto de Zinco Quente. Daí para ganhar todos os prêmios e ter reconhecimento universal até seus últimos dias foi questão de tempo.

Paul Newman foi muitos: ator, velocista, filantropo, empresário, ativista.

E tem gingado: dançando com sua esposa Joanne Woodward

O que ele veste

Como um cara de múltiplos interesses e talentos é notório que Newman tinha um estilo que acompanhava suas atividades: de um smoking para um evento formal indo até macacões esportivos para suas participações nos grids.

Um velocista.

Ele conseguia imprimir estilo sem depreender grande esforço. Casualidade, tecidos leves e cortes mais soltos proporcionando esportividade imprimiam em Newman um visual Califórnia-chic.

Usualmente vemos Newman com aparência clean condizente com as décadas de 50 e 60: barba feita e cabelo cortado; no entanto, ele se deixava experimentar com liberdade assumindo suas vontades relativas à própria aparência deixando barba, bigode e a cabeleira livre.


Inspiração: como colocar a Hollywood clássica no seu vestir

O armário de Paul Newman nos incentiva a abusar das camisas claras para todas ocasiões; para estações frias investir em sweaters leves em golas v e cardigãs mais encorpados com cores mais escuras. Pode escolher sem medo camisas com colarinho americano (aquele com botões nas pontas), colocar camisa para dentro da calça um tanto desleixadamente e uma boina ocasional que vai te destacar.

Segura essa trinca: Louis Armstrong, Paul Newman e Duke Ellington. Newman usando uma camisa pólo de manga comprida e um acessório símbolo da era do Jazz, a boina.

Nos pés vai de mocassim e dockside com uma meia da cor do sapato quando quiser discrição ou aquela meia mais colorida e com motivos divertidos em ocasiões mais informais.


Para assistir

Paul Newman e Clint Eastwood. Que dupla! Que década! Tá ai a prova que dá para colocar meia branca e sapato e ficar o cara mais estiloso do condado, sem falar no macacão.

Vai aqui três recomendações de um cinéfilo para você se encontrar com o senhor Newman e ver em ação essa lenda do cinema

A Cor do Dinheiro (1986) Dir. Martin Scorsese

Butch Cassidy e Sundace Kid (1969) Dir. George Roy Hill

Paris Vive à Noite (1961) Dir. Martin Ritt

Publicado por Tiago Navarro

Meu nome é Tiago Navarro. Trabalho com vestuário masculino há quatro anos fazendo roupas sob medidas para profissionais, noivos e projetos especiais sempre buscando dar forma as ideias dos meus clientes. Comecei a desenvolver meu trabalho como consultor após perceber a demanda dos meus clientes homens que se sentiam desorientados na hora de combinar suas roupas para determinadas ocasiões. Alio meu trabalho de consultor com minhas outras formações: olho a moda com olhar de historiador, busco as origens e as funções que o vestir adquiriu com o tempo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: