Beau Brummell: o pioneiro do estilo


O dândi original: George Bryan Brummell (1778 -1840)

O fato de nos vestirmos de certa maneira em detrimento de outras, ou o fato de considerarmos certas combinações de peças e cores como sinônimo de elegância e potência, tudo isso tem fundamento na História e reverbera até nossos dias.

Aquilo que entendemos como estilo masculino tem alguns pais fundadores, figuras que exerceram de tal modo sua criatividade no hábito do vestir que as consequências de suas criações são vistas até hoje nos armários dos rapazes em todo o globo.

Hoje nossa missão é conhecer um desses grandes mestres do estilo, o homem que inventou o dandismo e inventou o vestir do homem moderno: Beau Brummel.


Jornada: o estilo inglês que influenciou o mundo

Quando o menos virou mais na moda masculina

Nascido em 1778 em Londres, filho de um político sem grande proeminência. Os Brummell eram uma família de classe média, mas o patriarca tinha pretensões aristocráticas para seu filho mais velho e o garoto cresceu sabendo disso. Beau, estudou em bons colégios até chegar na faculdade de Oxford e por essa época já começou a marcar as rodas que frequentava com seu estilo. Fez uma curta carreira militar, chegou a tenente, e no regimento seu magnetismo atraiu o príncipe de gales e futuro rei inglês George IV.

Após a morte de seu pai, com a herança em mãos Beau Brummell se retirou da vida militar e partiu para influenciar as altas rodas da capital inglesa. Levou uma vida de luxo que não cabia em seu bolso fazendo roupas nos melhores ateliês da Savile Row, apostando em jogos de azar e com prostitutas. Foi amigo de Lorde Byron e influenciou todo o modo de se vestir dos homens ao criar o estilo Dândi. Foi um pioneiro, inclusive, ao se tornar o primeiro consultor de estilo ao cuidar do vestir do futuro rei, ensinando-lhe, inclusive, como se vestir com independência, escolher cores e caimentos.


O Homem que formou os homens

Brummell “influenciando”

Mas, afinal, qual foi a influência real que Brummell teve no nosso vestir? Para responder essa pergunta temos de entender que ele, de forma natural e não programada, deslocou o eixo de influencia ocidental da produção e da forma de se vestir dos homens de Paris e o trouxe para Londres e isso teve várias implicações. Dentre elas a moda inglesa era mais “discreta” que a francesa e esse modelo, menos pavoneado, é até hoje sinônimo de elegância para os homens.

Brummell tirou todos os excessos do barroco das roupas masculinas: foi-se a maquiagem e pintas artificiais no rosto; não há mais lugar para as grandes perucas brancas que fizeram as cabeças dos homens influentes por várias décadas; as roupas ficaram mais ajustadas ao corpo; escolheu cores mais sóbrias; implementou o grooming: cuidar da beleza e saúde masculina diariamente (fazer a barba, tomar banho, ter pele e roupas limpas sob o corpo) era o pressuposto de ser um cavalheiro.

Virar estátua por se vestir bem não é pra qualquer um

Assim, a próxima vez que você vestir ou achar alguém bem vestido por usar o combo clássico de três peças (calça, camisa e paletó), saiba que esse cara tornou essa combinação o sinônimo de roupa masculina. Ou mesmo, quando você pensar na profissão de influencer saiba que isso já era praxe ao menos há três séculos. A moda é só mais um dos fazeres humanos que carrega o peso de seu passado.

Publicado por Tiago Navarro

Meu nome é Tiago Navarro. Trabalho com vestuário masculino há quatro anos fazendo roupas sob medidas para profissionais, noivos e projetos especiais sempre buscando dar forma as ideias dos meus clientes. Comecei a desenvolver meu trabalho como consultor após perceber a demanda dos meus clientes homens que se sentiam desorientados na hora de combinar suas roupas para determinadas ocasiões. Alio meu trabalho de consultor com minhas outras formações: olho a moda com olhar de historiador, busco as origens e as funções que o vestir adquiriu com o tempo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: